Exclusivo: Pesquisa Index mostra corrida ao Piratini
Pesquisa do Instituto Index divulgada com exclusividade pela Revista VOTO neste domingo (29) mostra que o governador José Ivo Sartori (MDB) lidera o primeiro turno ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. O atual governador, que ainda não anunciou oficialmente sua candidatura, possui 24,1% das intenções de voto. Em segundo lugar está o pré-candidato do PT, Miguel Rossetto, com 11,3%. Na sequência, aparecem Jairo Jorge (PDT), que soma 10,4%, e Eduardo Leite (PSDB), com 6,4%.
O levantamento ocorreu entre os dias 16 e 21 de julho. Foram 1.217 entrevistas realizadas em 30 municípios. A margem de erro é de 2,9% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-00264/2018.
Ainda no cenário induzido, outros quatro nomes foram escolhidos pelos entrevistados ao responderem à pergunta “Destes nomes, em quem o senhor(a) votaria para governador?”. Roberto Robaina (PSOL) alcança 2,9%, enquanto Abigail Pereira (PCdoB) registra 2,5%. E, por fim, Luis Carlos Heinze (PP) é a opção de 1,6% das pessoas, e Mateus Bandeira (Novo), de 0,3%.
A cerca de 70 dias das eleições, os resultados mostram ainda que 30,7% dos eleitores ouvidos não sabem em quem votar para o Palácio Piratini. Além disso, 8,3% afirmaram que vão anular ou votar em branco, e 1,6% preferiram não responder o questionário.
Para o diretor do Instituto Index, Caco Arais, a pesquisa evidencia que o quadro eleitoral está bastante aberto. “Num cenário com perguntas induzidas oferecendo oito opções, o índice de não sabe e sem respostas chega a 32,3%. Todos os candidatos têm chances reais de avançar”, avalia.
No entanto, o cientista político destaca que a tendência do eleitorado gaúcho é de escolher um candidato, na contramão de uma expectativa de descrédito com a política. “O número de brancos e nulos foi de apenas 8%, um índice baixo”, analisa.
Rejeição
À frente nas intenções de voto, José Ivo Sartori também é líder em rejeição: 28% dos entrevistados dizem que não votariam nele de jeito nenhum. O nome do MDB é seguido pelo petista Miguel Rossetto (9,2%), pela comunista Abigail Pereira (8,7%), pelo tucano Eduardo Leite (7%) e pelo pedetista Jairo Jorge (4,6%). Os menos rejeitados são Mateus Bandeira (Novo) e Roberto Robaina (PSOL), ambos com 3,4%, e Luiz Carlos Heinze (PP), com 3,3%.
“Por ser o atual governador, Sartori é o mais lembrado entre os eleitores, mas também carrega a rejeição mais elevada, pela própria maior exposição da administração”, explica.
Não acredito nessa pesquisa, com toda a massa do magistério,e toda a massa do funcionário público, ele não se elege.
Se os funcionários públicos do executivo e familiares votarem em Sartori, merecem receber parcelados pelo resto da vida.
[…] Leia mais em REVISTA VOTO […]
Obrigada pela informação. Pode contar comigo. Abraços
8ESTAMOS COM VOCE O POVO E DEUD. VAMOS LA QUE VOCE FARA DESTE ESTADO O MELHOR DO BRASIL
Não dá pra acreditar que, entre tantas outras opções, as pessoas irão votar no Sartori, um governo omisso, Entreguista e impopular.
Não acredito que os fascistas possam se reeleger. Não podemos ter amnésia, o estado está a deriva na mão do Desgovernador Sartori assim como o brasil na mão de um golpista e ilegítimo. De norte a sul de leste a oeste é Pt!
Parece haver algum vies na amostra.