Stella Damha: “Minha maior realização é ver que nosso trabalho pode ajudar a transformar vidas”

Economista pela PUC-SP e mestre em Economia de Empresas na FGV-SP e na Universidade Bocconi Milão, Maria Stella Damha é herdeira do Grupo Encalso, gigante do ramo de construção civil e infraestrutura. Em 2002, assumiu os negócios rurais da família ao entrar para a Pecuária Damha, hoje Damha Agronegócios. “Somos cinco filhos. Um pouco antes de nosso pai falecer, descobrimos que as nossas vocações e aptidões eram diferentes, mas todos estavam corretos em suas formas diversas de pensar sobre o Grupo. Cada um geriu aquilo que tinha vocação e, hoje, estamos todos mais plenos”, declara Stella.

A força do agro
O Agronegócio no Brasil vem crescendo a taxas excepcionais. “De 1990 para cá, tivemos um incremento de 436% na produção de grãos com excelentes ganhos de produtividade. Nos últimos 32 anos, aumentamos em área cultivada uma média de 4 toneladas por hectare.” Já no início de sua atuação, Stella viu que a China demandaria cada vez mais grãos, impactando a agricultura brasileira: “Com isso, levamos toda a pecuária para o confinamento, introduzimos grãos na irrigação e cana-de-açúcar no sequeiro, e fizemos uma boa apuração dos custos, criando um sistema de controle interno para apontar os dados precisamente.” Entretanto, há inúmeros desafios a serem superados. Hoje o Brasil importa 80% dos fertilizantes que utiliza – dependência que deverá diminuir em 30% até 2050 com o Plano Nacional de Fertilizantes lançado no ano passado. O PIB do Agro nos últimos anos, com exceção de 2022, por conta de quebras, tem ajudado o crescimento do PIB no Brasil. De 2015 a 2022, o primeiro cresceu quase 16% contra 1,10% do outro, o que quer dizer que o agronegócio contribui para geração de renda, educação, urbanização e logística.

VOTO – Qual foi o norte na construção da solidez da sua carreira?
Stella Damha – Meu norte sempre foi o questionamento diário de como posso fazer a melhor escolha. Para isso, preciso estar aberta ao aprendizado. É importante também ter humildade para se deparar com os erros. O que me motiva são as pessoas com as quais eu trabalho estarem imbuídas de propósito. Minha maior realização é ver que, quando plantamos alimentos, nosso trabalho pode ajudar a transformar vidas.

VOTO – De que forma você exerce a sua liderança?
Stella Damha – No momento em que me coloco no lugar das pessoas e compreendo suas necessidades. Sempre tive facilidade de interagir com o outro e criar caminhos positivos, pois acredito que cada um tem um papel importante a desempenhar na vida. O empoderamento só funciona quando você realmente transforma esse ativo em algo que incentive o outro a crescer e a ter uma realização pessoal.

VOTO – Qual seu propósito de vida?
Stella Damha – Eu gostaria que o ambiente em que trabalhamos fosse tão prazeroso quanto o que temos em casa. Quando somos felizes no que fazemos, somos produtivos e criamos uma corrente de respeito e cuidado ao próximo.

_____________________________________

Stella Damha é capa da edição #158 da Revista VOTO.
Clique aqui para ler.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.