Renata Abreu: “Novas ideias surgem da divergência, essa é a beleza da democracia”

Abrir caminho para paridade de gênero e maior presença feminina no poder, contribuindo, assim, para uma democracia mais sólida e representativa no Brasil. Esse é um dos objetivos de Renata Abreu, administradora de empresas, advogada e presidente nacional do Podemos, partido por ela fundado. Deputada federal por São Paulo desde 2015, reeleita em 2022 com 180.247 votos, é casada e mãe de três crianças: Felipe (12), Rafael (9) e José (2). Foram muitas as conquistas femininas nas últimas décadas, mas ainda há muito o que avançar nesse sentido, já que são anos e anos de cultura machista e patriarcal, que impediram a voz ativa das mulheres nas tomadas de decisões políticas. “Nossa estratégia é bem mais ampla do que ocupar espaços de poder: é qualificar mulheres para liderança e aquisição de habilidades”, garante Renata.

Não há política sem diálogo
Desde cedo, a política faz parte de sua vida. Aos 12 anos, seu pai, o empresário José de Abreu, foi eleito deputado federal. Apesar da política estar no seu DNA, confessa que o ingresso não foi fácil. “No primeiro mandato, meus fi lhos Felipe e Rafael sofreram com a ausência. Eles choravam em São Paulo; eu, em Brasília. Na pandemia, nasceu o José, e, com todo mundo em casa, vivemos o ápice da felicidade.” A parlamentar diz que hoje seus filhos já estão mais conformados com a rotina de sacrifícios. “A política é uma espécie de sacerdócio. Quando é fim de semana ou feriado, estamos em atividade com as nossas bases, percorrendo cidades, falando com moradores e lideranças. Sem a dedicação do meu marido, Gabriel, não sei se daria conta.”

VOTO – Qual foi o norte na construção da solidez da sua carreira?
Renata Abreu – Em junho de 2017, fundei o Podemos com a missão de incorporar três pilares: transparência, participação e democracia direta. Como presidente, fiz do Podemos o primeiro partido digital, garantindo maior presença do cidadão para construir uma nação mais justa. O sucesso desse projeto tornou o partido a terceira maior bancada do Senado. Nas últimas eleições municipais, praticamente dobrou sua bancada de vereadores — de 764 para 1.524 — e elegeu 103 prefeitos. Já em 2022, o partido recebeu mais de 6,4 milhões de votos, elegendo 12 deputados federais e 28 estaduais.

VOTO – De que forma você exerce a sua liderança?
Renata Abreu – Sou autora de mais de 700 projetos que tramitam no Congresso. Em defesa da mulher, três deles resultaram em leis: Lei 14.316/22, que destina 5% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para o enfrentamento a esse crime; Lei 13.931/2019, que determina que profissionais da saúde comuniquem autoridades policiais indícios e casos de violência contra a mulher em até 24 horas; e Lei 13.718/2018, que transformou a importunação sexual em crime com até 5 anos de cadeia.

VOTO – Qual seu propósito de vida?
Renata Abreu – Acredito que, com diálogo e respeito, tudo é possível. Sou democrática e ajo assim como mulher, esposa, mãe, deputada e presidente de partido. É preciso acabar com a polarização. Novas ideias surgem da divergência, essa é a beleza da democracia.

_____________________________________

Renata Abreu é capa da edição #158 da Revista VOTO.
Clique aqui para ler.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.