Canoas: 5.900 atendimentos são realizados em mais um mutirão da saúde
No segundo grande mutirão de saúde de Canoas deste ano, realizado no último sábado (13), 5.900 atendimentos foram realizados, entre consultas médicas, odontológicas, exames, testes rápidos e cirurgias. A ação da secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltada para zerar a fila de espera, que já foi de 153 mil pessoas, já fez com que a demanda reprimida por atendimento médico despencasse mais de 40%. No sábado, a cada hora, foram realizados 590 atendimentos.
A meta da secretaria da Saúde – que era atender 4.400 pessoas – foi superada pela grande demanda espontânea que tomou conta dos locais de atendimento. “Colocamos uma equipe para monitorar as possíveis abstenções e desistências e fomos chamando mais usuários. Além disso, tivemos uma demanda espontânea significativa”, explica a secretária da Saúde, Rosa Groenwald.
No HU, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, visitou todas as alas de atendimento do mutirão. Cumprimentando e conversando com os pacientes, Busato ouviu histórias de pessoas que esperavam há mais de três anos por consulta. O chefe do Executivo também distribuiu rosas às mamães que estavam no hospital.
Pacientes esperavam há mais de três anos por consulta
Rosária Soares, de 80 anos, era uma que esperava há mais de dois anos por uma consulta médica – para uma avaliação do estômago. Quando recebeu a ligação da secretaria da Saúde (SMS), na última semana, ela admite que demorou para acreditar que estava conseguindo o atendimento. “Eu já tinha dado como perdido”, confessa Rosária.
Aos 92 anos, Aracy Santos espera há mais de seis meses por uma consulta ao otorrino. Com problemas auditivos decorrentes da idade avançada, ela já estava à procura de atendimento particular quando foi chamada para uma consulta neste sábado. “Tinha que resolver essa situação. E que bom que consegui fazer isso com o atendimento público, sem precisar gastar do próprio bolso”, comemorou a aposentada.
Na fila de ecografias, as aposentadas Janete Josch e Lourdes Furber estavam contentes com o fim da espera. Há mais de dois anos tentando realizar o exame de imagem, as canoenses também já estavam cogitando desembolsar parte do salário para pagar uma ecografia particular. “Mas recebi a ligação nessa semana e vou poder guardar esse dinheiro para outras coisas”, afirmou Janete.
Ao lado da secretária da Saúde, Rosa Groenwald, Busato falou aos pacientes que aguardavam atendimento no 3º andar do HU, local onde se concentrava o maior número de pessoas. “Não é simples organizar um trabalho para acabar com uma fila de 153 mil atendimentos. Apesar disso, estamos conseguindo diminuir de forma muito rápida essa demanda reprimida. Contamos com a compreensão de todos vocês para continuar promovendo mais mutirões”, disse o chefe do executivo municipal.
Também estiveram o secretário da Cultura, Mauri Grando, e o secretário adjunto da Segurança, Alberto Rocha.
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