Eleições municipais 2020: panorama

As eleições municipais movimentaram todo o país no último domingo (15). Na data em que se comemora a Proclamação da República, cerca de 150 milhões de eleitores estavam aptos a participar das Eleições Municipais, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Milhares desses eleitores foram às urnas para decidir os rumos de suas cidades.

Durante o dia houve relatos de instabilidade no site e aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, plataforma em que o usuário obtém a via digital do título de eleitor. E, de acordo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, o Tribunal sofreu uma tentativa de ataque hacker, mas a ação foi “neutralizada”, sem prejuízos para as eleições.

As urnas fecharam às 17h, quando se iniciaram a contagem de votos. Durante a noite, o sistema da Justiça Eleitoral passou por um atraso na atualização das informações, mas de acordo com o TSE, a demora da divulgação não interferiu no processo de apuração.

Principais capitais

A cidade de São Paulo terá segundo turno na disputa pela prefeitura. O candidato Bruno Covas (PSDB), atual prefeito, obteve 32,86 % dos votos válidos e vai concorrer com Guilherme Boulos (PSOL), que obteve 20,24% dos votos válidos. O vereador mais votado na capital paulista foi Eduardo Suplicy (PT) com 167.427 votos, seguido do candidato Milton Leite (DEM) com 132.512 votos.

No Rio de Janeiro, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) recebeu 974.804 votos (37,01% dos válidos) e vai enfrentar , no segundo turno, Marcelo Crivella (Republicanos) que teve 576.825 votos (21,9 %). Tarcísio Motta (PSOL) foi o vereador mais votado na capital com 86.243 votos, seguido do vereador eleito pela 6ª vez consecutiva, Carlos Bolsonaro (Republicanos), com 71.000 votos.

Na capital mineira, Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSDB) foi reeleito prefeito no primeiro turno com 784.307 votos (63,36% dos votos válidos). A vereadora mais votada foi a Professora Duda Salabert (PDT) com 37.613 votos.

Os porto-alegrenses terão que decidir entre Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Avila (PCdoB) no segundo turno. O número de votos foi de 200.280 (31,01% dos votos válidos) para o emedebista e 187.262 (29%) para a candidata da oposição. A vereadora mais votada na capital foi Karen Santos (PSOL) com 15.702 votos.

Em Salvador, Bruno Reis (DEM) ganhou no primeiro turno com 779.408 (64,20% dos votos válidos), da candidata Major Denice (PT) com 228.942 (18,86%). O vereador mais votado na capital foi Luiz Carlos (Republicanos) com 17.035 votos.

Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro votou na manhã do domingo, na seção eleitoral da Escola Municipal Rosa da Fonseca, dentro da Vila Militar, no Rio de Janeiro. Ele passou rapidamente por Bento Ribeiro, onde já morou e tem eleitorado cativo. Cumprimentou e interagiu com apoiadores e pousou para fotos.

Saiba mais

Ao todo 5.567 municípios terão eleições este ano, com exceção do Distrito Federal, de Fernando de Noronha (PE) e de Macapá (AP), que deverá realizar eleição ainda este ano. Segundo o TSE, o adiamento do pleito em Macapá foi determinado pelo tribunal, atendendo a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá, devido às restrições no fornecimento de energia no estado, que começaram após um apagão gerado por incêndio em uma subestação.

De acordo com o tribunal, 556.033 candidatos disputaram o voto do eleitor. Desses, 518.326 foram para o cargo de vereador, 19.346 para prefeito e 19.721 para vice-prefeito.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.