Elon Musk x Alexandre de Moraes: governo pressiona por regulação das redes
O embate entre o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fez com que parte da base aliada do governo Lula reativasse a defesa pela regulação das redes sociais. A ideia é que o PL das Fake News volte ao debate no Congresso e possa avançar nos próximos meses
O conflito começou após Musk responder um post do ministro questionando sobre uma suposta censura ao determinar o bloqueio de contas com conteúdos antidemocráticos. O empresário ordenou que a sua empresa reestabelecesse as contas bloqueadas pela decisão judicial.
Em resposta, Alexandre de Moraes pediu a abertura de um inquérito para investigar a conduta de Musk e ordenou que o X não desobedeça as decisões judiciais sob pena de multa de R$100 mil.
Aliados do governo e ministros passaram a reforçar o apoio a Moraes e resgataram a pressão pelo avanço do PL das Fake News, que estabelece regras e punições para as plataformas digitais no Brasil. No momento, o projeto está parado no Congresso Nacional.
No campo da oposição, as atitudes de Elon Musk foram comemoradas por deputados e senadores. A análise é de que o embate trouxe visibilidade para o tema da liberdade de expressão em um momento decisivo, com a popularidade do governo em queda e às vésperas das eleições municipais.
Comentários