Em visita à Argentina, Lula discutirá viabilidade de moeda única na América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá nesta segunda-feira (23) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, em Buenos Aires. O encontro está previsto para acontecer no fim da manhã. Uma das pautas a ser tratada pelos governantes é a discussão sobre criação de uma moeda sul-americana comum.

Neste domingo (22), em um artigo assinado de forma conjunta pelos presidentes, foi divulgada a intenção de criar uma moeda única para transações comerciais e financeiras.

“Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana que possa ser utilizada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo os custos de operação e diminuindo a nossa vulnerabilidade externa”, diz o texto, publicado no site argentino Perfil.

A princípio, o projeto é de criação de uma moeda digital usada em negociações – e não uma moeda corrente entre os países. A ideia não é novidade entre as autoridades dos países. A integração de uma moeda do Mercosul já havia sido sugerida por Paulo Guedes, enquanto esteve no comando do Ministério da Economia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.