Lula ataca Campos Neto: a única ‘coisa desajustada’ no país é o comportamento do Banco Central, afirmou

Nesta terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o Banco Central, dizendo que a entidade, responsável pela definição da taxa básica de juros, é a única “coisa desajustada” no Brasil atualmente. Em conversa com a Rádio CBN, Lula renovou suas críticas a Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. O presidente comentou que o modo de operar da autoridade monetária está “desajustado” e que seu líder não demonstra “nenhuma capacidade de autonomia”, mas sim um “viés político” e uma tentativa de “prejudicar a nação”.

“Nós só temos uma coisa no Brasil desajustada nesse instante: o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Um presidente do Banco Central que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem lado político e que, na minha opinião, trabalha muito mais para prejudicar do que para ajudar o país. Porque não tem explicação a taxa de juros do jeito que está”, afirmou.

Ainda em relação a Campos Neto, Lula insinuou que o presidente do BC, cujo mandato termina neste ano, tem pretensões políticas. A respeito do próximo presidente do Banco Central, afirmou que nomeará alguém que possua um “compromisso com o desenvolvimento do país”.

“Temos situação que não necessita essa taxa de juros. Taxa proibitiva de investimento no setor produtivo. É preciso baixar a taxa de juros compatível com a inflação. Inflação está controlada. Vamos trabalhar em cima do real”, disse o presidente.

Essas declarações foram feitas durante a primeira sessão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Amanhã (19), será anunciada a nova taxa básica de juros − a Selic, que atualmente está em 10,5% ao ano. No mercado, há expectativas de que o Banco Central decida manter a taxa estável, interrompendo a série de cortes, devido às preocupações crescentes com o cenário fiscal interno e ao monitoramento rigoroso das flutuações do dólar.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.