Mais de 98% dos eleitores rejeitam proposta de Maduro
O plebiscito simbólico organizado pela oposição 98,4% dos participantes votaram, neste domingo (16), contra a formação da Assembleia Nacional Constituinte proposta pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro. A informação é do reitor da Universidade Pedagógica Experimental Libertador (UPEL), Raúl López.
Um total de 7.186.170 venezuelanos participaram da votação. De todos os votos, 6.492.381 foram no país e 693.789 no exterior. Cerca de 95% das urnas foram apuradas. Foram cerca de 2 mil urnas com zonas eleitorais improvisadas em mais de 80 países, entre eles o Brasil (nas cidades de Manaus e Boa Vista). O Poder Eleitoral da Venezuela não reconhece a votação.
A consulta teve como objetivo atacar a legitimidade de Maduro em meio a meses de protestos antigoverno que mataram quase 100 pessoas e a uma incapacitante crise econômica que deixou milhões de pessoas passando por dificuldades até para comer, segundo a Reuters.
Na votação, os participantes responderam a três perguntas: se rejeitam a assembleia constitucional, se eles querem que as forças armadas defendam a constituição existente e se querem a realização de eleições antes do mandato de Maduro, segundo a Reuters.
Comentários