Popularidade de Bolsonaro não é afetada por ações externas, aponta Paraná Pesquisas
Apesar das investigações que atingem Jair Bolsonaro, um levantamento do Paraná Pesquisas mostrou que o ex-presidente segue como um dos nomes mais competitivos em uma hipotética disputa pela presidência. O levantamento mostra que Bolsonaro aparece com quase 34% das intenções de voto, atrás apenas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 37%, um empate dentro da margem de erro.
Em um cenário de segundo turno que repetiria as eleições de 2022, Lula teria 43,9% dos votos, enquanto Bolsonaro ficaria com 41,9%.
A pesquisa foi encomendada pelo PL como forma de medir a popularidade do ex-presidente. Ainda que pouco provável, aliados de Bolsonaro confiam que será possível reverter as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornaram inelegível para as eleições presidenciais de 2026.De acordo com o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, o capitão ainda é o candidato do partido.
No entanto, a pesquisa também levou em consideração um cenário em que a candidata do PL seria Michelle Bolsonaro, atual presidente do PL Mulher. A ex-primeira-dama apareceu com 23% das intenções de voto no primeiro turno contra 37% de Lula. Em um segundo turno, Lula venceria Michelle por 45% a 38%.
O Paraná pesquisas também perguntou o que os eleitores entendiam da decisão do TSE em tornar Bolsonaro inelegível. A maioria, 48%, afirmaram que ex-presidente foi injustiçado, fazendo coro ao discurso adotado por ele e seus aliados.
O estudo foi realizado entre os dias 24 e 28 de janeiro e 2026 eleitores em todos os estados.
Comentários