Rumo à lua: Brasil adere a programa da Nasa de retomada das missões lunares

O Brasil irá participar do Programa Lunar Nasa Artemis, onde vai permitir o envio da primeira mulher e da primeira pessoa negra à Lua em 2024. A cerimônia de assinatura aconteceu nessa terça-feira (15) e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, entre outras autoridades.

De acordo com a Agência Espacial Americana, a Nasa, o programa será baseado em parcerias público-privadas (PPPs). “Esperamos que seja criado um ambiente de exploração espacial propício a investimentos comerciais, com uma economia que crie empregos e carreiras profissionais no futuro”, afirmou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, por vídeo.

Governo brasileiro diz que vai facilitar a entrar de empresas brasileiras de tecnologia no programa espacial.

Em vídeo enviado para a cerimônia, o administrador da Nasa, Bill Nelson, afirmou que “o Brasil é o primeiro signatário do acordo Artemis na América do Sul, e esse interesse demonstra a liderança do Brasil no plano internacional.”

Já o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapmam, que também esteve presente na cerimônia dessa terça, comparou a participação brasileira no programa da Nasa com a atuação pioneira de Santos Dumont na aviação. “Assim como Dumont foi essencial para a aviação, hoje pesquisadores e cientistas brasileiros vão ajudar em um novo capítulo da conquista espacial”, disse.

“Espero ver na Lua a bandeira brasileira ao lado da bandeira dos EUA”, declarou Todd.

Com informações do portal Telesíntese

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.