Senado 2022: Mourão ocupa 3º lugar em disputa por vaga no Senado pelo RS
O general Hamilton Mourão (PRTB) ocupa o terceiro lugar, em números, em intenções de voto para a disputada de 2022 no Senado. Com 9,3% das intenções, o vice-presidente da República fica atrás apenas da senadora Ana Amélia, que possui 17,2%, já que Mourão empata, tecnicamente, com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Oyx Lorenzoni (DEM), com 13,4%.
O levantamento é do Instituto Paraná Pesquisas e foi feito entre os dias 15 e 19 de maio, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
O vice-presidente é gaúcho, natural de Porto Alegre, e seu último posto como general da ativa foi o de comandante militar do Sul. Mourão, em mais de uma vez, já admitiu a possibilidade de sair candidato ao Senado. No ano que vem, haverá apenas uma vaga no Senado.
Possíveis cenários
Além de Onyx Lorenzoni (DEM), outros quatro candidatos aparecem empatados tecnicamente com Mourão, são eles:
- Ex-governador Germano Rigotto (MDB);
- Senador Laiser Martins (Podemos-RS);
- Deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS);
- Ex-prefeito José Fortunatti (PTB).
Mas em em outro caso, na presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) – cotado para concorrer à Presidência da República em 2022 – o vice-presidente fica em quarto lugar (tucano no 1º lugar) e tecnicamente empatado com Lorenzoni (mas atrás em números) e Rigotto, Lasier e Pimenta (mas liderando em números).
De acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, a pesquisa foi feita com 1.553 eleitores do Rio Grande do Sul por meio de entrevistas pessoais telefônicas (sem o uso de robôs).
Com informações da Revista Veja.
Comentários