Todas as capitais terão o 5G Standalone até o 2º semestre de 2022, afirma Fábio Faria

A tecnologia 5G Standalone — que não depende do 4G para funcionar — deve chegar às capitais até julho de 2022, segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria. De acordo com o ministro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já está em processo final de votação do edital, após aprovação no Tribunal de Contas da União (TCU). A declaração foi feita na abertura do Painel Telebrasil 2021.

Faria destacou a importância de o leilão ter o caráter “não arrecadatório”, o que, segundo o Ministério das Comunicações, significa que todas as verbas levantadas serão investidas em infraestrutura de comunicação e aprimoramento da conectividade em áreas carentes.

“O 5G chegará em todas as capitais até julho de 22, chegando progressivamente a todos os municípios. Nós temos mais de 8.000 localidades no interior com 4G ou 5G ou 5G standalone. Todas as rodovias federais com 4G ou superior. Nós iremos levar a internet para 48 mil km de rodovias”, afirmou Faria sobre o projeto.

Segundo Fábio Faria, a publicação do edital do leilão do 5G está prevista para essa semana, apesar de a análise do documento pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ter sido adiada no início da semana passada, após pedido de vista do conselheiro Moisés Queiroz Moreira.

“Acredito que, em breve, vamos resolver. O edital pode sair no dia 21 ou 24. Nenhum dos investimentos e prazos que estão lá serão prejudicados. Tudo será mantido”, disse o ministro.

O edital foi aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no último dia 25 de agosto.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.